6 motivos para continuar a estudar após a faculdade

6 motivos para continuar a estudar após a faculdade
Artigos
27 de Julho
0
comentários

Fazer uma faculdade já é um grande desafio, porém, ter apenas o Ensino Superior completo não é suficiente. Isso porque, atualmente, o mercado de trabalho foca muito mais em profissionais que tenham um diferencial, o que significa continuar a estudar fazendo uma pós-graduação. 

Mas, então, você me pergunta: como continuar estudando pode me ajudar? Bem, de diversas maneiras! Mas para todas elas é necessário ter muita força de vontade e foco para atingir seus objetivos. 

Quando finalizamos a graduação é possível seguir estudando por si próprio, fazer uma segunda faculdade, se tornar um especialista por meio de programas de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) ou seguir para a pesquisa na área acadêmica com uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Todas elas têm vantagens e por isso separamos abaixo alguns motivos para que você continue os estudos. Confira:

 

6 motivos para continuar a estudar após a faculdade


1. Ganhar mais conhecimento

Ao fazer uma pós-graduação, você está indo além dos estudos vistos na graduação sobre determinado assunto ou matéria. Há um aprofundamento maior de conhecimento e isso significa que você terá um aprendizado muito mais detalhado do que teve no Ensino Superior. 

2. Atualizar os estudos

Fazer uma pós-graduação também traz, além de novos conhecimentos, uma reciclagem dos assuntos de acordo com as novas tendências de mercado e pesquisas na área. Nada melhor do que estar em contato com o que existe de mais atualizado em relação aos seus conhecimentos, não é mesmo?

3. Diferencial para o currículo

Em uma realidade onde existem muitos concorrentes e poucas vagas, é natural que alguns recrutadores considerem o fato de se ter uma pós-graduação no currículo como um diferencial para filtrar candidatos para determinada oportunidade de emprego. 

4. Salários mais altos

De acordo com dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, de 2018, os salários de profissionais com uma pós-graduação podem chegar a 50% mais do que somente são formados em uma faculdade. 

Ainda, um levantamento feito em 2015 pela consultoria Produtive, com cerca de 400 executivos das regiões Sul e Sudeste, verificou que profissionais com apenas a graduação tiveram, entre 2014 e 2015, um aumento salarial (sem considerar a inflação do período) de 4,6%. Já os pós-graduados receberam um reajuste de 12,4%, acima da inflação de 2015.

Esses dados mostram como os cargos com salários maiores são destinados a quem tem uma maior bagagem profissional - e ter uma pós-graduação pode ajudar nessa missão.

5. Seja uma referência no mercado de trabalho

Ao ter conhecimentos mais profundos e maior experiência sobre certos assuntos, o profissional se torna uma referência no mercado, em sua área e diante de seus colegas. Isso o valoriza como expert, agrega ao seu currículo e o torna um especialista reconhecido. 

6. Possibilidade de atingir cargos mais altos

Um profissional mais qualificado também será escolhido quando houver uma oportunidade para ocupar um cargo de alto nível, que demande mais conhecimento. Qualificar-se (tanto intelectualmente, quanto nas técnicas e na postura diante dos funcionários) é um ótimo caminho para ser escolhido nessas horas. 

 

Fonte: Revista Quero Bolsa

Enviar para um amigo