10 filmes que todo empreendedor deveria ver

10 filmes que todo empreendedor deveria ver
Dicas
03 de Agosto
0
comentários

Para os empreendedores, boa parte das obras de filmes premiados traz ensinamentos e inspirações que podem ser usados na pequena empresa. Confira uma seleção de filmes, novos e clássicos, indicados para quem tem um negócio próprio. 

 

A Teoria de Tudo (2015)

Os empreendedores mais ligados em tecnologia costumam admirar a trajetória de Stephen Hawking. Baseado na biografia do astrofísico, este filme conta seus primeiros anos na faculdade, o início da debilitação causada por uma doença degenerativa e o relacionamento com Jane Wide. Hawking é um exemplo de superação e inteligência que pode inspirar muitos empreendedores. Dirigido por James Marsh, concorreu ao Oscar de melhor filme em 2016. 

 

O Jogo da Imitação (2015)

Outro concorrente ao título de melhor filme no Oscar 2016, o longa narra a história de Alan Turing, matemático e pioneiro na ciência da computação. Na história, Turing tem a tarefa de ajudar o governo britânico a quebrar um código alemão, usado na Segunda Guerra Mundial para a comunicação em submarinos. Apesar de ser um gênio, Turing tem diversos problemas de relacionamento e precisa aprender a trabalhar em equipe para cumprir a tarefa. Dirigido por Morten Tyldum, tem atuação de Benedict Cumberbatch e Keira Knightley.

 

O Lobo de Wall Street (2014)

Baseado na história real de Jordan Belfort, que se tornou milionário com sua corretora Stratton Oakmont, o filme mostra todo o esquema que levou Belfort a ser preso por serviços financeiros ilegais. O filme é um bom exemplo de como determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sólido. Dirigido por Martin Scorsese, tem Leonardo DiCaprio no papel principal. 

 

Chef (2014)

Lançado no ano passado nos cinemas brasileiros, o filme Chef conta a trajetória de superação do chef Carl Casper depois de perder seu emprego. Dirigido por Jon Favreau, que também interpreta o papel principal, o longa ensina como começar do zero pode ser o caminho para o sucesso. Com Sofia Vergara e John Leguizamo. 

 

A Rede Social (2010)

A trama da criação do Facebook e do processo sofrido por Mark Zuckerberg no começo da empresa são narrados neste filme. Vários pontos envolvidos na criação de um negócio, desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado e as desavenças, são mostrados no longa. Dirigido por David Fincher, tem Jesse Eisenberg, Justin Timberlake e Andrew Garfield no elenco.

 

Amor sem Escalas (2009)

O personagem de George Clooney viaja para vários lugares com a tarefa de demitir funcionários de outras empresas. No meio do caminho, encontra uma funcionária mais jovem que está tentando emplacar uma tecnologia capaz de substituir seu trabalho. Da gestão de pessoas à revisão de processos, o filme faz os empreendedores pensarem quando é hora de inovar internamente. Dirigido por Jason Reitman, tem atuação de Anna Kendrick e Jason Bateman. 

 

Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)

Uma corretora passando por um momento de crise é o pano de fundo deste longa. Indicado ao Oscar em 2012 como melhor roteiro orginial, o filme trata da crise de 2008 e de como um grupo de funcionários descobriu que a corretora estava arriscando muito mais do que deveria. Tem Zachary Quinto e Kevin Spacey no elenco e foi dirigido por J.C. Chandor. 

 

Startup.Com (2001)

O documentário mostra como a startup govWorks quebrou durante a bolha da internet. O crescimento acelerado e a queda imediata da companhia são mostrados como exemplo do que aconteceu com várias empresas do tipo no final dos anos 1990. O filme mostra, por exemplo, como as startups continuavam levantando milhões de dólares em financiamento enquanto as estruturas já estavam ruindo. 

 

Piratas do Vale do Silício (1999)

Apple x Microsoft. A rivalidade entre as potências da tecnologia é o mote da história de Piratas do Vale do Silício. Os pontos de vista de Bill Gates e Steve Jobs ajudam a entender como os empreendedores devem superar desafios para desenvolver empresas de sucesso. Dirigido por Martyn Burke, é um clássico no universo das startups.

 

Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988)

Dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Jeff Bridges, o filme mostra a determinação de um empreendedor em fazer sua ideia dar certo. Preston Tucker, um produtor de automóveis dos anos 1940, é um empresário contagiante e que lutava contra os gigantes da indústria nos Estados Unidos. 

 

Fonte: Adaptado de Exame.com

Enviar para um amigo