TRANSPARÊNCIA E CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Estas foram as principais respostas de estudantes universitários à pesquisa sobre expectativas de programa de estágio organizada pela Meta Talentos

Pesquisas
10 de Novembro
0
comentários

Transparência nas etapas do processo seletivo, ter oportunidade de crescimento profissional e de desenvolver atividades relacionadas à área de atuação foram as principais respostas de estudantes universitários à pesquisa sobre expectativas de programa de estágio organizada pela Meta Talentos, consultoria de recrutamento e seleção especializada na condução de processos de atração de jovens talentos integrante do Grupo Meta RH.

A enquete envolveu mais de 4,5 mil estudantes universitários de todo o país que tiveram oportunidade de responder ao questionário por meio de mala direta eletrônica e na página da Meta Talentos no Facebook. A consultoria contou com o apoio da ferramenta da SurveyMonkey para a organização e tabulação dos dados.

Francisco de Oliveira, diretor da Meta Talentos, disse que tão importante quanto à possibilidade de efetivação, os jovens desejam trabalhar em atividades que estejam relacionadas à sua área de formação, mas não rejeitam totalmente executar funções que não tenham a ver com seu curso. “Metade dos respondentes (50,4%) desejam ser efetivados, mas 2/3 deles (66,4%) querem relacionar as atividades do estágio e as da formação”, apontou.

O executivo também destacou a transparência a ser demonstrada pelas consultorias que conduzem processos seletivos para grandes corporações como aspecto importante apontado pelos respondentes. “A grande maioria (70,8%) deseja receber feedback em todas as etapas da seleção e se frustram se não recebem retorno da consultoria, mesmo que seja um e-mail de agradecimento”, analisou.

A liderança também foi apontada como fator de atração e retenção do jovem em um programa de estágio. Entretanto, Francisco apontou uma dicotomia entre duas respostas dos estudantes, pois menos de 25% considerou ter um gestor que valoriza as pessoas da equipe como principal aspecto de atração. Por outro lado, a característica que os jovens mais valorizam no líder é justamente a preocupação que ele deve ter com o crescimento pessoal e profissional de sua equipe, apontada por 75% dos respondentes.

Francisco acredita que essa divergência aconteceu pelo fato dos estudantes priorizarem o desenvolvimento profissional e que o apoio da liderança está intrínseco ao processo de crescimento na carreira.

Sobre a pesquisa

Para ter acesso aos resultados e dados da pesquisa, solicite à Assessoria de Comunicação e Conteúdo da Meta Talentos pelo e-mail vanderlei@grupometarh.com.br.

Sobre a Meta Talentos

A Meta Talentos é uma empresa integrante do Grupo Meta RH, especializada em Programas de Trainees, Estagiários e Desenvolvimento de Jovens Talentos. Um dos principais diferenciais da consultoria é o estímulo aos jovens a pensarem sobre seus valores relacionados aos valores corporativos e éticos que estarão ajustados ao seu engajamento na organização.

Mais informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação e Conteúdo Meta Talentos

Vanderlei Abreu (Mtb. 27.672)

vanderlei@grupometarh.com.br

Enviar para um amigo